segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Portfólio inserido no Google Finance

Boa tarde pessoal, feliz natal a todos! Quem, assim como eu, ficou o natal em casa lendo blogs valorosos pode ter interesse na singela postagem.

Recentemente dei um passo importante para acompanhamento dos meus investimentos com a inserção dos dados no Google Finance.

Até então fazia a análise direta pelo site da corretora ou mesmo por meio do CEI (Canal Eletrônico do Investidor - Clique aqui para quem ainda não conhece).

É a primeira vez que vejo a evolução dos meus aportes em local diferente da corretora. Assim, por enquanto estou bem satisfeito!

Separei meu portfólio em dois, ações e FIIs, mas nada impede que tudo seja colocado apenas em um.Vejamos:

Portfólio de Ações


Portfólio de Fundos Imobiliários




Vou comentar algumas características que me levaram ao Google Finance:

Utilidade ao investidor iniciante

O Google Finance é muito prático de utilizar e atualizar os aportes, as vendas e útil para monitorar os dividendos recebidos. Basicamente, basta ter uma conta no Google e acessar o endereço https://www.google.com/finance

O site é limpo, simples e de fácil manuseio.

Possibilidade de importar planilhas

Com base nos dados fornecidos pela corretora é possível importar planilhas e arquivos com todos os detalhes das transações efetuadas e inserir no Google Finance. Além disso, as transações podem ser obtidas e transportadas em formato CSV e OFX, sendo trabalhadas a partir de aplicativos como o Excel.

Comparador de Carteira e Ativos

Um teste com comparação entre a BVMF3 e EGIE3


É possível comparar a evolução de ativos da mesma carteira ou com diversos índices, inclusive com os do exterior (Nasdaq, Dow Jones e S&P 500). É tão prático que basta um ou dois cliques para gerar um gráfico comparativo. Veja algumas das diversas comparações automáticas quando se insere um ativo e sua respectiva cotação da compra:

- Faz a comparação do preço pago com o rendimento daquele dia e do rendimento total dos ativos;

- Soma automaticamente todos os valores do portfólio e mostra a variação em porcentagem individual e da carteira como um todo.

Compila os dividendos recebidos

Todos os dividendos recebidos, tanto das ações ou FIIs, são somados ao final e dispostos em ponto separado da planilha.

Visualização do Valor total em R$ ou US$ (Portfolio Value)

É uma interessante possibilidade que permite expressar seu Portfolio Value em diversas moedas (Confira na última linha das imagens aqui da postagem).

O Blog do Frugal (confira aqui a postagem dele) já tinha chamado a atenção para essa vantagem do Finance, pois permite que o investidor também acompanhe sua eventual carteira no exterior. Tudo isso com quase zero de dificuldade.

Na verdade, o Google Finance permite o acompanhamento de mais de 40 bolsas de valores de todo o mundo, além dos dados de fundos mútuos, índices e moedas. (Veja aqui a lista de todas asbolsas de valores, fundos mútuos de investimento, índices e outros dadosfinanceiros disponíveis)

Mesmo depois do portfólio montado o investidor pode converter o Portfolio Value em dólar ou real e vice-versa.

Montar Carteira Teórica

Pra quem deseja apenas acompanhar o movimento de um ativo o Google Finance também é bem legal. Ele permite que os ativos (tanto faz ações ou FIIs) sejam inseridos para simples acompanhamento das variações.

Diferencia preço de cotação e taxa de corretagem

É possível diferenciar e inserir os valores pagos em forma de emolumentos e taxas de corretagens.

Permite uso de novas Fórmulas

Há uma função um pouco mais complexa, que permite inserir ou alterar algumas fórmulas e acompanhar, por exemplo, as variações dos títulos do Tesouro Direto. (Confira aqui)

Confira aqui um vídeo com as funções do Google Finance (em inglês)



Google Finance vai ser descontinuado? (atualização do tópico em 31/12/2017)

De fato, quem entra na página inicial do Finance vai ler a seguinte advertência:

Google Finance is under renovation. As a part of this process, the Portfolios feature won't be available after mid-November 2017. To keep a copy, download your portfolio. 

Isso não quer dizer que a função será desativada, mas que haverá uma reformulação.

Nesse sentido, encontrei uma informação aparentemente confiável:

It isn’t clear what, if any additional features Google plans to change, or what the Google Finance site will look like after the overhaul is complete. A spokeswoman confirmed that the Google Finance site will remain—in some form—but declined to make executives available to discuss the changes in greater detail (Confira a fonte aqui).

Não está claro quais alterações serão feitas ou se novos recursos serão incluídos (ou excluídos) ou ainda sobre como será o novo aspecto do site do Google Finance depois da conclusão da revisão.

Infelizmente, o exemplo dos outros sites que disponibilizam portfólios gratuitos ( ao menos no Brasil) é de um espaço poluído com muita publicidade.

Resta aguardar.

14 comentários:

  1. II, interessantíssimo cara.
    Tô pensando em usar essa ferramenta.
    Infelizmente não domino outros idiomas, então acabo ficando um pouco limitado.
    Certamente um tutorial será muito útil pra galera!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo colega! A necessidade de inglês é mínima. Além disso você pode usar o tradutor da página disponibilizada pelo Google Chrome (a página é traduzida por completo). Temos que marcar nosso intensivo pra estudo da "língua trumpiana", hein? Estou precisando também.. Sua página foi add no blogroll. Abraços.

      Excluir
  2. Ola II.
    So tem um detalhe. Acho que o google finance é uma ferramenta que não existe mais. Ao menos como antes. Confere?
    Você consegue acessar e incluir novas compras como?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, de fato há um recado que o Finance estaria em atualização a partir do mês de novembro. Porém consegui fazer tudo normalmente! Não tive dificuldade alguma em inserir os dados. Observação, hoje, dia 25.12, é feriado e a B3 não abriu. Você não vai conseguir conferir se os dados ficaram ok caso tente especificamente hoje.

      Excluir
    2. Os "prints" da postagem são da minha Carteira e dados foram inseridos na sexta, dia 22.12.2017. Abraço

      Excluir
    3. Meu caro, ireir incluir no blog roll em breve.
      Uma duvida. Qual o link que você está acessando? Eu nao consigo ver minha carteira como antes.
      Pelo celular você tambem tem acessado normalmente?
      Abraco

      Excluir
    4. Entro por aqui: https://finance.google.com/finance
      No celular eu fiz o acesso pelo mesmo endereço e depois salvei como favoritos, criando um ícone específico para o IOS (Aliás, uso o mesmo método para acessar a página do Tesouro Direto). Agora apenas clico no ícone criado e cai direto no Portfólio. Como expliquei, eu fiz recentemente o cadastro e joguei os ativos e demais dados. Talvez no passado tenha sido diferente... Veja o último tópico da postagem, fiz uma atualização hoje. Abraços

      Excluir
  3. Olá Invisível!
    Tenho usado o Investing.com, mas estou cada vez menos preocupado com essas variações e focando no longo prazo. É difícil virar a chave, mas com o tempo o mindset vai sedimentando. O principal uso que faço é pra consultar meu preço médio e ver o que está na promoção.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá II,

    Eu uso também o google finance. É bem prático.
    Obrigado pela dica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Uso demais o Google Finance, recomendo muito!! Tenho meus portifolios separados por corretora. Mas uma coisa, em novembro o google falou que iria descontinuar, eu ate fiz backup e tal, mas está funcionando perfeitamente até hoje. Espero que eles continuem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o último tópico da postagem, fiz uma atualização hoje. Abraços

      Excluir
  6. Gostei bastante de ter a carteira no google finance para monitorizar.

    Abraço e bom ano novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ele continue assim. Obrigado pela visita. Ótimo ano novo pra gente. Abraço

      Excluir
  7. Fala Invisível! O Google Finance é mesmo uma baita ferramenta, passei a utilizá-la agora que vou iniciar aportes no exterior.

    Adicionado em minha blogroll, abraço e feliz 2018!

    ResponderExcluir