quarta-feira, 21 de março de 2018

Poupança e Aporte em valor + Estudo constante + Esporte + Novas compras + Fim do Google Finance e Vício de olhar cotação



Poupança e Aporte em valor

Com o novo aporte dos próximos dias devo passar dos 130k investidos em renda variável. Estou animado com a progressão e a cada dia mais convencido de que o mais importante de tudo é poupar e aportar sempre em empresas de valor.

Estudo constante

Durante esses meses tenho tentado seguir a dica do blogueiro Frugal. É algo que eu já vinha fazendo antes de criar o InvestidorInvisivel.com. De fato tenho me dedicado muito a leitura integral de alguns blogs valorosos. Recentemente, após indicação do VDC, conheci o Blog do Boris V. Ananenko ao qual estou lendo com muita cautela e prazer. Também tenho me dedicado a interpretar os resultados das Empresas, com foco sempre em buy and hold. Até o meio do ano espero fazer um curso presencial para afinar alguns conceitos.

Esporte

Paralelo a tudo isso, estou bem feliz com os treinos iniciais no squash. Completo cerca de 3 meses de treinos informais com amigos valorosos. Faz tempo que não sentia tanto prazer e desejo de praticar um esporte específico. É prático, rápido, divertido e queima muitas calorias! Próximos meses devo gastar um pouco comprando uma raquete e tênis melhor. Será um dinheiro bem gasto. Algo prazeroso e que me faz bem. Nada de compra feita na emoção ou de inopino.

Veja aqui a matéria da Revista Forbes mostrando porque o Squash é considerado um dos melhores exercícios físicos.

Novas compras

Sobre os investimentos, semana passada comprei 100 ações da Cielo (aproveitei a baixa recente para ter no portfólio e estudar melhor a empresa) e mais algumas centenas do Fundo Imobiliário ABCP11. No último caso, a compra foi feita com o valor total de uma reserva de quase 7k de Tesouro Selic e da venda do FII MXRF11. Resolvi “trocar” o Selic e o MXRF11 pelo ABCP11. É um fundo que me agrada muito e estou sem saco pra ficar diversificando demais em outros FIIs no momento.

Fim do Google Finance e Vício de olhar cotação

Ocorreu o que alguns alertaram: o Google Finance saiu do Ar. Não perdi meus dados, pois após cada compra salvava o arquivo para transportar para o Yahoo Finance. Não gosto do Yahoo. Acho bem poluído, com muita publicidade. Estou olhando o lado bom disso e pensando em sequer ficar olhando preço médio. Será que essa informação é mesmo interessante para o longuíssimo prazo? Ainda não me desapeguei de olhar cotação. Essa conduta não me faz bem. Sou consciente disso. Talvez o fim do Finance (e da forma como eu vinha mantendo meus registros fora de corretora) me faça muito bem.

Segue abaixo o print de hoje da custódia disponível da minha corretora:



Preocupação

Uma das minhas poucas preocupações com a compra das ações é com o alerta abaixo. Acredito muito nela. Todavia, o que posso fazer? Fui conhecer e estudar renda variável apenas recentemente... Agora é seguir firme.

"A 25-year-old who is actively saving for retirement should get down on his knees and pray for a decades-long, brutal bear market so that he can accumulate stocks cheaply." William Berstein

Abraço a todos!

8 comentários:

  1. Olá Invisível!
    Eu tenho conseguido me livrar do péssimo hábito de ficar olhando as subidas e descidas das minhas ações e olha que tenho elas registradas no Investing.com e o app é bonzinho.
    Até eu fico pensando que um mercado baixista agora não seria nada mal para mim. Haja coração....
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. App com cotação pra mim é pior ainda... putz vou me segurar para não instalar também! Abraços

      Excluir
  2. Eu ainda olho cotação. Não desesperadamente, mas de vez em quando dou uma olhadinha rápida. É um hábito perigoso, mas serve de comprovação sobre como a volatilidade de curto prazo é totalmente irracional.

    É um hábito que estou tentando reduzir...

    Gostei do seu blog, vou te adicionar ao meu blogroll. :-)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Onde você acompanha o preço médio de seus ativos? Está add, meu velho. Abraço.

      Excluir
    2. Eu uso aquela planilha de registro de compras do Além da Poupança pra registrar minhas compras. Anoto tudo lá, evolução mensal e proventos.

      Excluir
  3. Olá Investidor Invisível,

    Eu costumo lançar numa planilha do Google as operações de compra e venda, o total de proventos e utilizo a fórmula =GoogleFinance para obter as cotações.

    Em relação a olhar as cotações, eu costumo apenas ver como o índice se comportou para ver como está o “Sr Mercado”. Se houver uma queda ou subida acentuada eu vou tentar descobrir o motivo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Desde que a Cielo tombou nem olho mais cotação :P Ou seja, não vejo a 3 semanas mais kkkk
    Tenho viagem marcada esse mês e também não vejo mais o dolar para não enlouquecer. Ignorancia é uma benção, ou a nossa mente quer nos sabotar... não sei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso é confiar ou não nos fundamentos da empresa e não olhar cotação. Eu gosto de Cielo, mas vou entrar bem aos poucos... comprei 200 ações apenas. Abraço, obrigado pela visita

      Excluir