sábado, 2 de junho de 2018

Portfólio Maio de 2018 + Print dos Proventos a receber no mês

Muito motivado pelos blogs dos diversos colegas aqui da Finansfera eu cheguei a ter um registro do meu portfólio no Google Finance (Leia a Postagem aqui). Pouco tempo depois a plataforma foi descontinuada pelo Google. Fiquei apenas com os dados brutos (arquivo Excel) e os dados da própria corretora.

Permanceci uns dias realmente estudando outros locais, como o Yahoo Finance, o Investing.com Brasil e até mesmo o Equitystat.com. Com esse último, cheguei a trocar e-mail sobre a possibilidade de cadastro e acompanhamento de ativos da B3, tendo recebido a seguinte resposta:

Currently, we only support the US stock exchanges.  We hope to add other exchanges in the future.  Thank you for letting us know that you and other Brazilians are in need of a portfolio manager.  Knowing that there is a need for our services will definitely boost the priority to adding Brazilian exchanges.  Does Yahoo provide a portfolio for the Brazilian exchanges?  Are most of the websites you and other Brazilians use in Portuguese or do you also use English websites? Karl support@equitystat.com

Passado todo esse tempo, posso dizer que não tenho saudades de ver novamente meu portfólio com todos aqueles dados. Sinto, do fundo do coração, que essa conduta atrapalha a manutenção da minha estratégia de Holder.

À medida que avanço nos estudos e leituras de outros investidores de longo prazo, comecei a perceber a importância dos aspectos comportamentais e emocionais em todo o processo.

Percebi que, comigo, olhar diariamente a subida ou descida de um ativo e a porcentagem final de lucro poderia interferir no processo de acumulação.

Por esse motivo, estou optando por informar apenas a quantidade de ativos totais do meu Portfólio. Conforme segue:

Fundos Imobiliários:

ABCP11 1.864
FIIB11 19
GRLV11 10
HGRE11 20
KNRI11 7

Ações:

B3SA3 500
CIEL3 200
EGIE3 650
ITUB3 100
NATU3 1
RADL3 215
WEGE3 1.040
ITSA3 1.065

Tesouro Direito:

Pouco menos de R$ 200,00

Reserva de Emergência:

Não informado

Minhas cotas e ações estão aumentando mensalmente. É isso o que realmente importa e é esse o processo que desejo seguir. 

Segue também um print da tela do CEI (Canal eletrônico do Investidor), na parte de Proventos. 

Print no dia 31.05.2018 do CEI


Obrigado pela leitura.

Abraços.

8 comentários:

  1. Pois é II, quem não sabe inglês (meu caso) fica bastante limitado mesmo =(
    Sucesso ai na caminhada. Se você acha que está melhor acompanhando o total de papéis, siga em frente. O jeito certo é o melhor jeito pra vc.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo, andei pensando sobre isso. Essa exposição focada demais no "ganho" ou "perda" mensal não tem me feito muito bem...Primeiro que esse ganho é sempre SUPOSTO, pois a visão é na cotação. Acredito que o investidor em Renda Fixa que almeja entrar na Renda Variável ao ler isso deve ficar muito assustado. Talvez o papel da Finasfera possa ser ajudando essas pessoas.. Apenas pensamentos. Abraços

      Excluir
  2. Boa.
    Eu também não fico acompanhando a variação de valor da minha carteira diariamente. Acompanho a evolução das cotações e tenho uma noção dos ganhos ou ferro, mas não me importo muito, a ideia é acumular ações.

    Pra efeito de postagem no blog eu faço o seguinte:
    Eu cadastrei minha carteira no infomoney. Todo dia eles me enviam o fechamento de todas as ações da minha carteira.
    Eu copio e colo isso no Excel, que faz a multiplicação pelo número de ações que eu tenho.

    Você tem UMA ação da Natura, é isso mesmo?

    Quer trocar blog relacionado? Vou te adicionar no meu blogroll.
    http://viralatainvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está add na lista. Interessante seu blog. É um investidor de Renda Variável já tem um certo tempo. Bom conhecer novos blogs. Abraço

      Excluir
    2. Sim! Apenas uma ação mesmo da NATURA. Foi minha primeira compra, apenas para ir entendendo o jogo. Vou deixando ela de estimação rs...

      Excluir
  3. Essa ação de NATU3 é a sua moedinha no.1 do tio patinhas, eheheh! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Invisível, acompanho diariamente o mercado e não sei até que ponto esse comportamento pode afetar a nossa saúde (haja domínio de emoção!).
    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo, amigo. Cada vez confirmo mais a ideia de não ligar pra cotação e volatividade. O importante é aumentar sempre o número de ações e cotas. Falar nisso, acabei de comprar mais 100 cotas do FII ABCP11.

      Excluir